quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Como Warren Buffett transformou a crise de 2008 em US$10 bi

Bilionário recebe mais uma grande bolada, elevando para quase 40% o lucro antes dos impostos de seus investimentos feitos na época da crise


São Paulo – Em 2008, enquanto milhões de investidores arrumavam suas malas e fugiam do furacão da crise no mercado financeiro para proteger seus investimentos, Warren Buffett mantinha a frieza e colocava em ação seu apurado faro para negócios.
Na época, a mercado desmoronava em meio ao intenso pessimismo e o megainvestidor garimpava boas oportunidades e ia às compras. Resultado? Cinco anos depois, o Oráculo de Omaha assiste aos extraordinários retornos de seus investimentos: já são 10 bilhões de dólares e o valor continua a crescer.
Uma reportagem publicada hoje pelo The Wall Street Journal destaca que Buffett se aproximou dessa quantia após receber mais uma grande bolada na semana passada, elevando para quase 40% o lucro antes dos impostos de seus investimentos feitos na época da crise.
"Seja medroso quando os outros são gananciosos, e seja ganancioso quando os outros estão com medo", defende Buffett. A frase é uma das mais famosas do bilionário e pode até ser considerada um clichê de mercado, mas trata-se de um conceito pouco exercido pela maioria dos investidores comuns em momentos de pânico.
Para se ter uma ideia da escala dos negócios, a fabricante de doces Mars Inc, por exemplo, devolveu recentemente a Buffett 4,4 bilhões de dólares, que sua subsidiária a Wrigley tomou emprestado na época da crise. Com esse pagamento, seu conglomerado Berkshire Hathaway já conta com um lucro líquido de pelo menos 680 milhões de dólares.
Além da Mars, a Berkshire fez investimentos no Bank Of America, Goldman Sachs, Swiss Re, Dow Chemical e General Electric.

fonte Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário